eSocial
O eSocial é um audacioso projeto do SPED (Sistema Público de Escrituração Contábil) criado pelo Governo Federal com o intuito de garantir aos trabalhadores seus direitos previdenciários e trabalhistas.
O objetivo principal é tornar mais simples aos empregadores o cumprimento e registro de obrigações tributárias e, ainda, possibilitar o aperfeiçoamento das informações das relações de trabalho, fiscais e previdenciárias.
Unificação de Informações
Conduzido por cinco órgãos do Governo Federal:
Caixa Econômica Federal (Caixa)
Ministério da Previdência Social (MPS)
Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB);
Assim, o eSocial centralizará as várias declarações a serem fornecidas pelas empresas a respeito de seus empregados, declarações estas que deixarão de ser informadas individualmente.
Entre elas estão, por exemplo:
Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)
Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF)
Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED)
Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)
Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e de Informações à Previdência Social (GFIP)
Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
Atestado de Saúde Ocupacional (ASO)
Seguro Desemprego (CD/SD)
Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANAD)
A unificação das declarações beneficiará as empresas com a redução da burocracia, já que tudo será realizado em um mesmo sistema centralizado.
No futuro, é possível ainda que seja reduzida a quantidade de “papelada” que as empresas são obrigadas a manter, já que haverá o registro informatizado destas informações. Mas, isto ainda não é uma realidade imediata